EFI: a feira
A Federação Europeia da Imunogenética (EFI) (anteriormente conhecida como Fundação Europeia para a Imunogenética) foi formalmente fundada em Março de 1985 e está registada no Registo de Associações no Tribunal d'Instance de Estrasburgo. O endereço administrativo da FEDERAÇÃO é na 10 Rue Spielmann, 67065 Estrasburgo cedex, França.
As raízes da FEDERAÇÃO podem ser rastreadas até o final da década de 1970 e decorrem diretamente do trabalho do Comitê de Especialistas em Histocompatibilidade criado os auspícios do Conselho da Europa. Em 1981, os membros do Comité decidiram que tinha chegado o momento de criar uma organização formal para imunogeneticistas e typers de tecidos.
Um dos principais objetivos da FEDERAÇÃO foi a organização de reuniões bienais. O Conselho da Europa ofereceu a sua sede como local e a primeira reunião teve lugar em 1983 no Palais de l'Europe, em Estrasburgo. Desde 1990, a EFI organiza anualmente reuniões.
Os propósitos da Associação são:
1. Apoiar o desenvolvimento da Imunogenética na Europa como disciplina da medicina e promover a investigação e a formação neste domínio.
2. Para fornecer um fórum para o intercâmbio de informações científicas e para reforçar as habilidades e conhecimentos de jovens cientistas e outros que trabalham na área.
3. Criar uma organização formal de trabalhadores no campo da imunogenética, testes de histocompatibilidade e transplante.
4. Desenvolver recomendações para a normalização das técnicas, controlo de qualidade e critérios de acreditação e apoiar a sua implementação.
5. Promover a organização e o uso de bases de dados imunogenéticos.
6. Desenvolver relações com organizações com objetivos semelhantes.