Eletrolar Show é um evento de negócios dirigido à indústria e varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos no Brasil. De 18 a 21 de julho retorna para São Paulo para mostrar as últimas tendências do mercado e Carlos Clur, presidente do Grupo Eletrolar e Organizador da Eletrolar Show, nos respondeu algumas perguntas sobre a próxima edição.
Qual a diferença da Eletrolar Show em relação a outros eventos similares?
A Eletrolar Show é a maior feira B2B da América Latina de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, celulares, móveis, UD e TI. É ponto de encontro da indústria e do varejo de todos os portes, contribui para estreitar relacionamentos, selar parcerias, fortalecer as já existentes, abrir novos canais de venda e, principalmente, gerar boas oportunidades de negócios.
A cada ano, patrocinamos, com passagem aérea e hospedagem, a vinda de maior número de compradores qualificados e este é um diferencial da feira. Outro diferencial da feira é a visitação qualificada, com profissionais de compras que respondem por 26 mil pontos de venda em todo o Brasil.
O que podemos destacar da edição 2016? (highlights)
Este ano, além da visitação qualificada, estimada em 30 mil profissionais de compras, patrocinaremos a vinda de 1.000 compradores, sendo 800 de grandes redes que não têm sede em São Paulo e 200 da América do Sul – da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru e Venezuela. Eles virão ao evento para escolher as novidades que ofertarão aos seus clientes no segundo semestre do ano. Além disso, em 2016, o investimento na feira praticamente foi duplicado. O número de compradores nacionais é 33% maior em relação a 2015. No caso da América do Sul, é o dobro – de 100 para 200. Apresentaremos, este ano, no período da feira, de 18 a 21 de julho, no Transamerica Expo Center, na cidade de São Paulo, 10.000 produtos e 600 marcas.
Quais são os benefícios do evento para a cidade de São Paulo?
A Eletrolar Show, a exemplo do que ocorre com as grandes feiras, contribui para o desenvolvimento do turismo de negócios na capital paulista. O fato de trazermos compradores de fora, colabora para o aumento da ocupação na rede hoteleira e também para o aumento do movimento nos restaurantes. Como São Paulo é um polo gastronômico, os profissionais que vêm de foram gostam de conhecer novos locais. Como a feira é um encontro da indústria e do varejo de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, eletroportáteis, telefonia móvel, TI, utilidades domésticas e bem-estar, e oferece novidades nessas categorias, ela movimenta, principalmente, os negócios.
Quem pode participar em Eletrolar Show?
Como feira exclusivamente de negócios, a Eletrolar Show é visitada por grande, médios e pequenos varejistas, pela indústria, pelo e-commerce, por importadores, distribuidores, atacadistas, executivos de home centers, de lojas de departamento e do mercado corporativo. Em 2015, a feira recebeu 2.500 CEOs, número que deve aumentar este ano. Entre elas, Lojas Gazin, Romera, Guaibim, Berlanda, Quero-Quero, Koerich, Benoit, Lojas Colombo, Móveis Linhares, Lojas Benoit, Casa & Vídeo, Certel, Rabelo, Claudino, Bemol, Martins, G. Barbosa, Lojas Taqi, Armazém Mateus e Fujioka. Mais 200 redes confirmarão a participação até o final de junho.
Qual foi a participação para a última edição? (visitantes, as marcas envolvidas)
O montante, entre os negócios fechados na feira e os que foram concretizados após seu encerramento, atingiu R$ 2 bilhões. A edição do ano passado foi marcada pela realização de dois eventos paralelos: o Smartphone Congress e a Latin American Electronics.
O primeiro foi aberto por Randi Zuckerberg e debateu os negócios ligados a smartphones, aplicativos, m-commerce, publicidade móvel, formas de pagamentos, redes sociais, Big Data, vestíveis e a conexão de todos os eletrodomésticos do lar. Ano passado a feira recebeu perto de 30 mil visitantes. Entre os expositores, estiveram, entre outros, ACT! Home Fitness, Allied, Arno, Atlas Eletrodomésticos, Bel Fix, Black + Decker, Blu, Brasforma, Cadence, Colormaq, Dazz e Maxprint, DL, Dream Fitness, Droid Invue, Elgin, Esmaltec, Fischer, GA.MA Italy, Garmin, Hamilton Beach, Houston, Kikos, Latina, Lenoxx, Mallory, Mediatek, Mondial Eletrodomésticos, Mueller, Multilares, Opeco, Oster Brasil, Samsung , Sky, TCL, Track & Bikes, Ventisol e WAP.
A Latin American Electronics reuniu expositores internacionais e fomentou negócios de exportação de produtos do Brasil para toda a região latino-americana. Este ano, será montado um espaço para as rodadas de negócios da Associação Latino-Americana de Eletroeletrônicos e Bens Duráveis (ALE), entidade fundada pelo Grupo Eletrolar, organizador da feira Eletrola Show. O objetivo das rodadas, com gestores de compras de redes varejistas da América Latina que serão trazidos pela associação ao Brasil, é fomentar os negócios das empresas instaladas aqui e criar oportunidades para ampliarem negócios com outros países. É, também, uma oportunidade para consolidar o Brasil como um polo de intercâmbio, produção e exportação de bens duráveis para toda a região latino-americana.